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OSCILAÇÕES FORÇADAS, HIDRODINÂMICA E ENSINO DA FÍSICA

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 10h45 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 11h35 | Acessos: 584

INÍCIO:  01 DE MARÇO DE 2019 E TÉRMINO: 01 DE MARÇO DE 2021 
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
COORDENADOR: PROF. DR. FRANCIANE SILVA DE AZEVEDO 
INTEGRANTES: PROF. DR. JEÂNDERSON DE MELO DANTAS (FACEEL/UNIFESSPA)
RESUMO: Os rios que cortam a amzônia apresentam uma dinâmica interessante. Durante o período de seca, que se entende entre os meses de abril a outubro, os níveis de água dos rios caem ao ponto de aparecer vários balcões de areia entre as margens. Entretanto, no período de chuvas, estes níveis aumentam e os balcões de areia ficam submersos novamente. Esta dança se repete ano após ano, caracterizando assim, uma dinâmica peculiar e rica que move a economia, a cultura local e o modo de vida das pessoas, tanto nas grandes cidades como, também dos povos ribeirinhos. A expansão do desmatamento da floresta, dando lugar a agricultura e a criação de gado, tem alterado a quantidade e a qualidade do fluxo de água dos rios. Pesquisas sugerem que estas mudanças tem aumentado o risco de mudanças catastróficas no regime de ecosistemas. Particulamente, no ecossistema amazônico, estas pertubações tem alterado a dinâmica dos rios que cortam suas florestas. Como tentativa de enteder estes fenômenos, propomos estudar a física que da suporte a dinâmica que os envolve, tanto do ponto de vista ecológico, como também focando no víes pedagógico. Estes dois enfoques deste trabalho, aparentemente divergentes, têm relevância tanto na vertente da aplicabilidade das ferramentas da física para entender o fenômeno ecológico e seus fatores de risco, como também levar para sala de aula um problema local.   

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