Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Pesquisa > MODELAGEM E DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS E REDES DE SENSORES BASEADAS EM FIBRAS ÓPTICAS DE INVESTIGAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA REDES BANDA LARGA BASEADAS EM COBRE E FIBRA ÓPTICA
Início do conteúdo da página

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 09h13 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 10h42 | Acessos: 522

INÍCIO:  28 DE AGOSTO DE 2017 E TÉRMINO: 27 DE AGOSTO DE 2018
SITUAÇÃO: FINALIZADO
COORDENADOR: PROF. DR. ADAM DREYTON FERREIRA DOS SANTOS
RESUMO: No referido projeto apresenta-se proposta de apoio a pesquisa em desenvolvimento no Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado da Faculdade de Engenharia e Computação e de Telecomunicações da UFPA, em parceria com grupos de universidades brasileiras e do exterior, além de empresas. As atividades enquadram-se nas linhas de redes ópticas, redes de acesso banda larga e aplicações de sensores baseados em fibras ópticas para monitoramento ambiental e surpevisão de estruturas de interesse do setor mineral (pontes e ferrovias) e aplicações em supervisão sistemas do setor elétrico. Os dados provenientes do monitoramento necessitam ser tratados de forma adequada para que assim seja possivel extrair conhecimento factível com a integridade da estrutura em tempo real. Para tanto, métodos dos campos de inteligências artificial e aprendizagem automática são aplicados e, em alguns casos, combinados com o objetivo de identificar anomalias e dano estrutural. As pesquisas envolvem parcerias com os grupos das universidades brasileiras e do exterior e empresas, financiadoras através de recursos dos fundos setoriais, através das quais se garante realização de experimentos, aquisição de dados, set-up e construção/caracterização de sensores.

registrado em: