Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Pesquisa > INTERFACES HUMANO- COMPUTADOR BASEADAS EM EYE-TRACKING E MODELOS DE ATENÇÃO VISUAL
Início do conteúdo da página

INTERFACES HUMANO- COMPUTADOR BASEADAS EM EYE-TRACKING E MODELOS DE ATENÇÃO VISUAL

Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 10h25 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 10h26 | Acessos: 544

INÍCIO:  29 DE NOVEMBRO 2018 E TÉRMINO: 28 DE NOVEMBRO 2020 
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
COORDENADOR: PROF. Msc. ALINE FARIAS GOMES DE SOUSA
INTEGRANTES: PROF. DR. RONALDO DE FREITAS ZAMPOLO (UFPA) E PROF. Dr. CLÁUDIO DE CASTRO COUTINHO FILHO (FACEEL/UNIFESSPA).
RESUMO: Com o avanço das tecnologias de Interação Humano-Computador, dispositivos modernos estão sendo desenvolvidos. Tais tecnologias têm resultado, por exemplo, em dispositivos de eyelgaze tracking  de relativo baixo custo e grande precisão. A tecnologia que detecta o movimento dos olhos (Eye Tracking) é bastante atrativa, já que podem ser atendidas diversas necessidades humanas. Atualmente, várias aplicações tornam essa tecnologia foco de pesquisa e desenvolvimento. Pode se pontuar diversas aplicações para esse sistema, como por exemplo o uso de Eye Tracking aplicado à acessibilidade de pessoas com necessidade especiais, pessoas que tenham algum tipo de dificuldade ao acesso convencional ou de pessoal que queiram apenas facilitar esse acesso. Apesar do grande avanço desta tecnologia, os sistemas de rastreamento da direção do olhar, em geral, possuem um compromisso entre qualidade da direção estimada e o custo dos equipamentos usados na sua implementação. Assim a proposta é a obtenção de sistemas de rastreamento que possuam uma relação entre custo e desempenho mais favóravel, mediante o uso de modelos de atenção visual, objetivando acesso mais amplo e disseminando desse tipo de recurso. Para o desenvolvimento da proposta serão utilizadas, inicialmente, as técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. A avaliação das propostas será feita mediante comparação de resultados, mediantes o uso de dados experimentais gerados em outros projetos do grupo de pesquisa do qual o orientador participa. Especificamente, serão observadas algumas figuras de mérito, tais como: acurácia em termos de ângulo de visualização, detecção de fixações e movimentos sacádicos, e determinação de scanpaths. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página