ADAPTAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSIDERANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM
DOCENTE: ZENAIDE CARVALHO DA SILVA
Resumo: Os estilos de aprendizagem (EA) referem-se a preferências individualizadas de uma pessoa, em relação aos modos e formas que ela prefere aprender no processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento dos estilos de aprendizagem permite fazer proposições para o ensino rearranjando os métodos instrucionais e as estratégias de aprendizagem. Uma das possibilidades de realizar isso é através da apresentação do conteúdo do objeto de aprendizagem (OA) usando o conhecimento sobre o estilo de aprendizagem do aluno. Isso permite oferecer aos alunos recursos educacionais digitais adaptados as suas preferências individuais de aprendizagem. Pois acreditamos que a criação de novas
formas/formatos de apresentação dos conteúdos dos objetos de aprendizagem levando em consideração o EA do aluno, pode gerar uma motivação maior por parte do aluno no uso desse tipo de recurso educacional, no caso o OA, pois os alunos receberiam esse recurso adaptado de acordo com as suas preferências individuais de aprendizagem. Neste contexto, este projeto pretende realizar a aplicação do modelo AdaptCOAEA para
criação de OA adaptados de acordo com os estilos de aprendizagem do FSLSM (Felder- Silverman Learning Style Model), para possibilitar o aumento da motivação e satisfação no uso de OA adaptados, como recurso educacional no processo de aprendizagem, tanto pelo professor como para o aluno, através do fornecimento e recebimento desses recursos educacionais, adequados as preferências individuais de aprendizagem do aluno. Além de gerar contribuições para o fortalecimento de pesquisas na área de Informática na Educação (IE), realizando aplicações do modelo que foi desenvolvido na pesquisa de doutorado da proponente.
Redes Sociais