Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Extensão > Projeto de Introdução e Qualificação à Práticas de Programação para Alunos do Ensino Médio e Superior do Município de Marabá – PA
Início do conteúdo da página

Projeto de Introdução e Qualificação à Práticas de Programação para Alunos do Ensino Médio e Superior do Município de Marabá – PA

Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 22h43 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 22h43 | Acessos: 585

Docente:HUGO PEREIRA KURIBAYASHI


O projeto visa criar uma iniciativa de formação de recursos humanos qualificados para áreas de programação e computação, por meio da adoção da atividade extracurricular denominada de "Práticas de Programação" com alunos da rede de ensino dos níveis médio (público e privado) e superior (Unifesspa), do município de Marabá (PA). Tal iniciativa se baseia em três eixos principais: i) Ensino de técnicas e práticas de programação para alunos do ensino médio do município de Marabá, de tal forma a estimular o ingresso de alunos no Ensino Superior com habilidades como raciocínio lógico, causa e consequência, raciocínio matemático, linguística, melhor desenvolvidas; ii) Desenvolvimento de competências e habilidades de alunos e futuros alunos da Unifesspa, voltadas à Programação de Computadores, de modo a contribuir com uma melhor qualificação para o mercado de trabalho de alta tecnologia, além de estimular o trabalho em equipe; iii) Participação de eventos como Olimpíada Brasileira de Informática (Ensino Médio e Superior) ou a Maratona Brasileira de Programação, de modo que ambiente de competição estimulem o raciocínio lógico, o desenvolvimento de habilidades matemáticas e criativas. De modo geral, as atividades terão como foco a solução de problemas lógico- matemáticos utilizando lápis e papel e também o computador, assim como o ensino e aplicação de técnicas avançadas de computação, que envolvem complexidade de algoritmos, análise de algoritmos gulosos, bem como outras técnicas de programação relevantes ao desenvolvimento das atividades do projeto. Os discentes da FACEEL, membros (bolsistas ou voluntários) do projeto deverão atuar como tutores/facilitadores das atividades nas escolas de Ensino Médio, enquanto estarão sendo orientados quanto às práticas de programação avançadas. As ações desenvolvidas pelos discentes da FACEEL serão contabilizadas no programa curricular deextensão da FACEEL no ensino de graduação. Adicionalmente, para uma boa execução do projeto buscar-se-ácola bo ração de diretores e professores das disciplinas de matemática e filosofia das escolas de ensino médio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página