Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Pesquisa > ADAPTAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSIDERANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Início do conteúdo da página

ADAPTAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSIDERANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 22h27 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 22h27 | Acessos: 562

DOCENTE: ZENAIDE CARVALHO DA SILVA
Resumo: Os estilos de aprendizagem (EA) referem-se a preferências individualizadas de uma pessoa, em relação aos modos e formas que ela prefere aprender no processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento dos estilos de aprendizagem permite fazer proposições para o ensino rearranjando os métodos instrucionais e as estratégias de aprendizagem. Uma das possibilidades de realizar isso é através da apresentação do conteúdo do objeto de aprendizagem (OA) usando o conhecimento sobre o estilo de aprendizagem do aluno. Isso permite oferecer aos alunos recursos educacionais digitais adaptados as suas preferências individuais de aprendizagem. Pois acreditamos que a criação de novas
formas/formatos de apresentação dos conteúdos dos objetos de aprendizagem levando em consideração o EA do aluno, pode gerar uma motivação maior por parte do aluno no uso desse tipo de recurso educacional, no caso o OA, pois os alunos receberiam esse recurso adaptado de acordo com as suas preferências individuais de aprendizagem. Neste contexto, este projeto pretende realizar a aplicação do modelo AdaptCOAEA para
criação de OA adaptados de acordo com os estilos de aprendizagem do FSLSM (Felder- Silverman Learning Style Model), para possibilitar o aumento da motivação e satisfação no uso de OA adaptados, como recurso educacional no processo de aprendizagem, tanto pelo professor como para o aluno, através do fornecimento e recebimento desses recursos educacionais, adequados as preferências individuais de aprendizagem do aluno. Além de gerar contribuições para o fortalecimento de pesquisas na área de Informática na Educação (IE), realizando aplicações do modelo que foi desenvolvido na pesquisa de doutorado da proponente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página